Você já ouviu falar sobre a Cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda, Cirurgia de DBS ou Neuromodulação?
No artigo de hoje, iremos destacar os benefícios desse procedimento como tratamento para diversas doenças e distúrbios neurológicos. Continue lendo e confira!
O que é a Neuromodulação?
A Neuromodulação nada mais é do que o implante de eletrodos de Deep Brain Stimulation (DBS), que em português significa “Estimulação Cerebral Profunda”.
Esta é uma terapia que corrige e maximiza o desempenho da atividade cerebral por meio de correntes elétricas de baixa intensidade que não causa danos.
Estudos mostram que as estimulações são capazes de intensificar os resultados de tratamentos convencionais. Em casos de pacientes pós-AVC que não evoluem mais com os tratamentos da fisioterapia, por exemplo, os estímulos podem fazer com que o sistema nervoso fique mais responsivo e agilizando.
Em casos de pacientes com o diagnóstico de Parkinson, a Neuromodulação ameniza os sintomas de forma considerável, dependendo da evolução do caso.
Benefícios da Neuromodulação
Agora que você entendeu como o procedimento funciona, vamos aos seus benefícios!
– Melhora da qualidade de vida do paciente;
– Pode ser uma alternativa à terapia medicamentosa de longo prazo para o alívio sintomático de condições persistentes ou crônicas;
– Diminuição dos sintomas de algumas doenças e distúrbios neurológicos;
– Entre outros.
Neuromodulação em Ribeirão Preto
É claro que apenas um especialista poderá avaliar o seu caso e a real necessidade do tratamento. Por isso, é indispensável se consultar com um médico da área para que ele possa realizar todo o acompanhamento necessário.