Estudos epidemiológicos recentes mostram que em 2030, daqui a uma década, mais de 600 mil brasileiros desenvolverão o mal de Parkinson. Isso significa que, desde já, devemos conhecer a doença e tomar as medidas responsáveis pela sua prevenção. Para conferir as respostas para as principais perguntas sobre a doença de Parkinson, continue lendo o texto.

O que é mal de Parkinson?

O Parkinson é uma doença progressiva que afeta, principalmente, o cérebro. Os sintomas variam desde a pequenos tremores até dificuldades para se movimentar e falta de coordenação motora.

Ainda sem cura, mas com tratamentos promissores, o Parkinson é um dos distúrbios neurológicos que mais afetam os idosos.

Causas que levam ao desenvolvimento do Parkinson

Ainda não se sabe com exatidão as causas ou o principal fator que leva ao desenvolvimento do Parkinson nos idosos. No entanto, existem estudos que afirmam que o desgaste das células nervosas e a falta de dopamina no organismo são algumas possíveis causas da doença.

A dopamina é uma substância química do cérebro responsável pelos movimentos musculares. Sem ela, as células nervosas não enviam a mensagem que faz os músculos se movimentarem. Daí, surge os primeiros sintomas do Parkinson: dificuldade para se locomover.

Segundo pesquisas científicas, ainda não se sabe o que leva à falta de dopamina no organismo. Mas cientistas acreditam que uma série de fatores, como a genética, podem influenciar esse processo.

Como prevenir o Parkinson?

Infelizmente, ainda não existe um tratamento ou medicamento que previna o Parkinson. No entanto, acredita-se que a qualidade de vida associada ao bem-estar, atividades físicas e uma boa alimentação são fundamentais para a saúde e, portanto, prevenir muitas doenças.

Tratamento inovador para Parkinson em Ribeirão Preto

Dentre os tratamentos mais avançados para o Parkinson, está a Cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda, também conhecida pelo termo Cirurgia de DBS.

Segundo o neurocirurgião de Ribeirão Preto Eduardo Quaggio, o procedimento é capaz de controlar os principais sintomas do Parkinson, dores crônicas e, até mesmo, transtornos psiquiátricos como a ansiedade.

“A cirurgia de DBS é um procedimento de altamente tecnológico, onde se implanta eletrodos no cérebro para, através de estímulos elétricos de baixa intensidade, controlar diversos sintomas, como os movimentos involuntários”, afirma.

 Ainda de acordo com o neurocirurgião, existem diversas técnicas para o implante dos eletrodos, que variam de acordo com os sintomas e dos protocolos cirúrgicos. Daí a importância de se consultar com um especialista. Por isso, caso você conheça alguém que sofra com este problema, entre em contato conosco e agende já uma consulta!

Compartilhe este post